sábado, 3 de setembro de 2011

Decorando a mesa


Vivian, a personagem de Júlia Roberts no filme Uma Linda Mulher, se sentiu perdida em meio a tantos talheres em uma única mesa, mas ao contrário do que muita gente pensar ser “sofisticação desnecessária”, uma mesa bem posta pode encher os olhos do seu convidado. Parece complicado, mas arrumar uma mesa é na verdade bem simples. Basta seguir algumas regrinhas e dar seu toque pessoal para fazer de um almoço ou jantar uma refeição especial.



Cena do filme Uma Linda Mulher com Julia Roberts


O QUE FAZER PARA TUDO SAIR IMPECÁVEL?



Primeiro você deverá ter em mente o motivo e o horário da refeição. Se for um almoço ou um jantar de negócios, uma data especial como aniversários, comemoração de algum feito ou se é simplesmente para reunir amigos. A depender das pessoas e do motivo pelo qual irá recebê-las, você definirá se é algo mais formal ou mais descontraído. Em função disto o próximo passo é definir o número de pratos que irá servir. Servirá entradas ou somente um prato principal? O ideal é que você respeite seu bolso, sua casa, sua maneira de viver. É necessário ter autenticidade e oferecer o que tem de melhor aos convidados, respeitando suas próprias possibilidades. Você pode até fazer um prato simples, mas sempre usando da criatividade e bom gosto, levando em consideração o capricho e o carinho no preparo dos alimentos.



COMO DEVEM SER ESCOLHIDAS AS TRAVESSAS E PRATOS?



O tipo de comida e a quantidade de pessoas que irá receber definirão a escolha da travessa. Existem travessas especiais para peixes, sopas e etc. Pratos com molho ou com calda devem ser colocados em travessas fundas. O importante é saber que para cada prato servido, você deverá aumentar o número de pratos à mesa.  Não por ser um “luxo”, mas um jeito inteligente de fazer com que todos apreciem a sua comida da melhor maneira possível – não é interessante misturar o sabor de uma carne com o da sopa ou do molho de salada servido anteriormente em um único prato.



OS PRATOS DEVEM SER DECORADOS?



Não necessariamente, mas a boa aparência de um prato é muito importante para quem deseja ser um bom anfitrião. A comida deve “encher” os olhos de quem vai comê-la. Ninguém gosta de comer comida “feia”, por mais saborosa que seja. Pequenos detalhes na arrumação de um prato fazem toda a diferença.

A decoração dos pratos não precisa ser sofisticada. Pequenos detalhes dão um toque especial na apresentação do alimento. Na primeira foto um palito de churrasco foi usado para espetar os tomates cereja, que por sua vez foram colocados em um frasco de vidro e apoiado em uma travessa de louça de forma quadrada. O segundo, um tomate comum, foi fatiado em várias camadas e servido individualmente em um pires. O toque especial veio com o fio de azeite e a folhinha de hortelã ao lado.

Nestas sobremesas, vemos que o diferencial está na arrumação do alimento. Na primeira foto, vemos que o sorvete de morango foi servido como “recheio” em biscoitos dos mais variados tipos. É uma idéia simples para consumir aqueles restos de biscoito que sobram no fundo do pote. A dica é servir rápido para o sorvete não descongelar. A segunda sobremesa, um pouco mais sofisticada, se encarregou de  juntar pequenas tortilhas com creme e amoras. O toque final se deu com o açúcar de confeiteiro por cima e a decoração do prato com amoras e cerejas.
COMO ARRUMAR A MESA?

A arrumação parece um pouco complicada, mas na verdade, é só o número de utensílios que assusta. Você verá que não tem mistério em arrumar a mesa da forma correta, é apenas uma questão de hábito.

Começando pelos talheres: as facas devem ser postas à direita, com o corte para dentro do prato, assim como a colher de sopa. Já os garfos se posicionam à esquerda. Se for usar mais de um talher, sempre os disponha de fora para dentro, na ordem de uso (os primeiros a serem usados são os que começam pelo lado de fora e para o último prato, os que estão mais mais para dentro). Os copos de água (onde também podem ser servidos sucos e refrigerantes) devem estar mais perto do prato, alinhados com a ponta da faca, e depois a taça de vinho, na diagonal direita do prato. Talheres de sobremesa ficam acima do prato (na posição do prato para o centro da mesa). Uma refeição especial pede guardanapos de tecido e eles devem ficar sobre o prato ou do lado esquerdo, depois dos garfos. Quando a refeição começa, devem ser desdobrados e acomodados acima dos joelhos, protegendo a roupa de possíveis descuidos com a comida. As toalhas tem como função proteger a mesa  dos alimentos excessivamente quentes ou gelados e também de bebidas e líquidos que podem derramar durante a refeição. Se o tecido for fino, coloque um forro para garantir essa proteção. Porém as toalhas podem ser substituídas por “caminhos de mesa”, sousplasts, “jogos americanos” ou outros elementos decorativos.

COMO DECORAR A MESA?

O melhor arranjo é o baixo, para evitar que atrapalhe a visão dos convidados. Não é nada interessante ficar se esticando e driblando o arranjo para conversar com quem está do outro lado da mesa. Se optar por um mais alto, assegure-se que ele terá altura livre suficiente para não incomodar os convidados.
Nesta mesa nota-se que foram usados elementos bem neutros. Toalha e louça branca, arranjos de flores brancas e o toque especial se deu pelo tronco de madeira rústica usada no centro da mesa e pelas velas em copinhos.
Para um almoço especial, esta mesa foi preparada com um caminho de mesa de tecido verde e a decoração foi agraciada com velas e flores, com destaque para um arranjo central mais alto que também não interfere na visão dos convidados.

Se a refeição é um chá da tarde, as taças e copos dão lugar as xícaras e canecas. Nesta mesa ao ar livre foram usados poucos utensílios, mas com ousadia. O caminho de mesa foi composto por placas de ladrilho hidráulico, que também substituem o pratinho de pão. A decoração foi feita com pratos fundos com flores que bóiam sobre a água e guardanapos estampados.
Mais uma mesa ao ar livre e desta vez o cenário é o campo. E por que não usar flores da região? Frascos de azeitona enrolados com barbante servem de jarro para estas florzinhas com ar camponês. Acima do guardanapo um pequeno “mimo”: uma garrafinha de vidro com um pergaminho dentro com o nome do convidado escrito.
Como você pode notar, as flores e as velas são sempre uma boa pedida para decorar. Mas elementos como “jogos americanos” sobre a toalha e prendedores de guardanapos também deixam a mesa encantadora. Nas fotos ao lado vemos que as taças emborcadas fazem às vezes de castiçal e vasos solitários agrupados formam um lindo arranjo.
Nesta refeição onde um dos pratos é a sopa, foi usado um sousplast dourado contrastando com a rusticidade da mesa de madeira.
Estes detalhes com certeza vão dar um toque sofisticado e diferente e a sua mesa. Mas atenção, se todas estas regras não lhe são familiares, nem aos seus convidados, se você não está confortável com este monte de talheres, pratos e copos, não se aflija! Opte pelo básico, usando apenas um elemento de cada, afinal, você não vai querer se constranger, ou a seus convidados. Capriche na comida, na atenção às pessoas que você irá receber, pois um bom anfitrião é aquele que deixa seus convidados à vontade! E além de tudo, divirta-se!  

Bon appetit!
Por Mirella Procópio para Informern

Nenhum comentário:

Postar um comentário