segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Decoração Provençal


Romântico, suave, aconchegante, com predomínio do branco e tons pastéis, bem como curvas, detalhes minuciosos e ornamentos florais. O Estilo Provençal traduz todas estas características em suas peças, valorizando ambientes, tornando-os acolhedores, dando-lhes aspectos de bem estar, harmonia e suavidade.


Detalhe de móvel provençal: pintura branca desgastada propositalmente, elementos entalhados e apliques florais.
O Estilo traz o charme e o requinte da decoração européia, mais especificamente da França. Originário dos séculos XVII e XVIII, é considerado clássico e usado até hoje, seja em peças de antiquários ou releituras de peças da época.

Quarto em estilo provençal: Cama com apliques florais, papel de parede estilo medalhão, cômoda e espelho com linhas sinuosas, tecidos florais e em tons pastéis. Em contraponto, quadro com fotos, tecidos listrados e abajur romântico, peças atuais que se misturam a peças antigas tornando o ambiente equilibrado e “aconchegantemente” provençal.

Peças com características provençais unem-se a elementos contemporâneos em completa harmonia.
Os móveis e objetos de estilo provençal surgiram na região de Provença no sul da França numa tentativa dos artesãos locais em copiar os móveis da corte.

Na época, era comum a nobreza ter mais de uma casa, uma para cada estação do ano, porém só havia uma mobília e a mesma estava sempre sendo transportada de um lugar para outro. Com o tempo os móveis e objetos, que pertenciam aos estilos Luiz 15 e 16 iam se desgastando e ficando com uma aparência envelhecida e arranhada deixando aparecer a madeira natural. Os móveis eram vistos como um bem precioso e passavam de geração para geração, como uma rica herança, mesmo com os desgastes do tempo. Essas características passaram a ser admiradas e reproduzidas, tornando-se um estilo amplamente utilizado.


Sala de Jantar Estilo Luís XV: móveis imponentes e cheios de detalhes; paredes forradas com madeira nobre entalhada e muitos espelhos; lustres de cristal; cadeiras folheadas a ouro com assento e encosto forrados em veludo.

Sem precisão nos detalhes nem uso de madeira de boa qualidade e muito menos na folheação dourada, mas com muita criatividade, artesãos da região de Provence recriaram o mobiliário dos grandes palácios de Paris,de uma maneira particular. Criaram técnicas de pintura desgastada como se fosse um estilo (o que acabou se tornando de fato), mas com um toque característico, bem mais alegre e colorido que os originais.


Sala de Jantar Estilo Provençal: móveis com linhas mais simples; aqui a madeira de lei não é necessária, já que sobre ela há uma camada de tinta; as cadeiras são pintadas e o assento e encosto são forrados em tecidos florais; as paredes são mais limpas, a madeira vem em lambris pintados; o ambiente é mais harmônico, limpo e charmoso.




Já os lustres, substituem os cristais por arabescos e flores, ganham cúpulas ou são simplesmente aramados sem enfeites.
Os móveis e objetos provençais refletem ainda o clima ensolarado e o colorido da natureza exuberante do lugar, mas também é fruto de um jeito prático e econômico de se trabalhar a matéria-prima disponível. As cores que prevalecem nesse estilo são: o verde dos vinhedos, as flores da alfazema, o céu azul e o mar azul turquesa. Tudo embalado pelo ritmo dos ventos mistrais.


Plantação de Alfazema nos Campos de Provença
As texturas e estampas florais também fazem parte da decoração provençal, transmitindo um pouco da história e do romantismo da região aos ambientes.


Tecido com estampa provençal aplicado na parede.

Tecido floral nas cortinas.

Desta vez a estampa à La Provence cobre um biombo de madeira.

Atualmente o mercado oferece uma infinidade de produtos característicos desse gênero. O estilo provençal é muito leve e, por isso, torna-se harmonioso com linhas atuais, mais modernas. Podendo agregá-lo a estilos diferentes, o Provençal vem decorando cozinhas, livings, varandas, quartos e até banheiros.


Cozinha em estilo Provençal: uso do verde claro,
móveis trabalhados e estampas florais.

As mesmas características são encontradas
neste banheiro: Verde claro, móveis trabalhados e estampas florais.


Neste quarto projetado para uma adolescente o clima é romântico e feminino. Observe que estão sendo usados móveis rebuscado mas o ambiente continua leve em função das cores claras e do contraste com as linhas retas dos frisos da parede e do roda-teto.

Atualmente há uma forte tendência em usar o estilo Provençal em quartos de bebês, com detalhes em dosséis, cômodas, abajures e lustres. Estilo ideal, pois como já foi dito anteriormente, traz aconchego e suavidade ao ambiente, clima perfeito para o quarto de um recém-nascido.
Quarto de Bebê: O dossel, o lustre e os apliques florais tornam o
ambiente infantil aconchegante e romântico.

O estilo também é amplamente utilizado em processos de restauração, em peças já existentes, dando-lhes uma repaginada, sem gastar muito. As principais técnicas são a pátina provençal, a instalação de apliques florais ou arabescos e revestimento com tecidos específicos.
1-Móvel com aplicação de tecidos florais e listrados em tons de lavanda.

2 – Cômoda antiga restaurada com a técnica da pátina provençal.

3 – Cadeira também restaurada com pátina provençal e com o toque atual da almofadinha tipo futon amarrada ao assento.
 
Por: Mirella Procópio para Informern

Nenhum comentário:

Postar um comentário