sábado, 3 de setembro de 2011

É Nicho pra todo lado

Eles podem ser quadrados, redondos, retangulares ou adquirir formas mais orgânicas. Na verdade assumem o formato que a imaginação permitir. Os nichos podem surgir de paredes ou decorá-las. São confeccionados nos mais diversos materiais, dos mais requintados aos mais artesanais. Seja de vidro, acrílico, madeira, MDF, resina, metal ou até papelão, os nichos são os “queridinhos” dos arquitetos, designers e decoradores mundo afora.

Nichos de MDF revestidos com laminado de madeira são úteis e ao mesmo tempo decoram esta cozinha.

  Nichos de acrílico são expositores nesta loja de acessórios femininos.

Nichos artesanais feitos de caixas de feira pintadas e forradas internamente com tecido estampado.
 
Nesse espaço de relaxamento, tanto a parede quanto os nichos foram revestidos com mosaicos de madeira. Sua função é valorizar as luminárias pendentes do ambiente. Já o nicho do chão recebe iluminação colorida que destaca a lâmina d’água.

Peças coringas, os nichos tanto compõem espaços pequenos quanto grandes vãos. São versáteis e podem ser usados sozinhos ou agrupados.  Comportando-se como coadjuvantes, os nichos emolduram e ressaltam os elementos que abrigam. Se existe iluminação pontual, ganham mais destaque, valorizando a decoração de um modo geral. E dependendo do seu design, o nicho também faz às vezes de uma peça de decoração, deixando seu papel secundário,  transformando-se no elemento principal.
Nichos pequenos e funcionais fazem parte da parede deste banheiro. Exemplo de que nichos ficam bem em qualquer cantinho.

Já neste extenso bar, quatro nichos compõem a parede de fundo abrigando as bebidas. O toque final se dá com a iluminação.
 
Na área comercial os nichos têm papel fundamental. Eles ajudam a expor e valorizar a mercadoria. Observe que os produtos dos nichos iluminados chamam mais atenção que os expostos nas prateleiras ao lado.
 
Na figura acima, os nichos partem de uma parede de gesso com iluminação pontual. Desta vez os nichos abrigam peças de decoração e tem um arranjo menos racional que o anterior, fazendo um jogo com retângulos de tamanhos variados, mas sem perder o alinhamento. 
Neste quarto os nichos entram como “atração” principal formando toda uma parede. Alguns vazados com fechamento em vidro, para entrada de luz natural e outros com fechamento em alvenaria criando espaços na parede. Neste caso a idéia é evidenciar o próprio nicho e não o que tem dentro dele.
 
Nada convencionais, nesta loja, os nichos tomam formas totalmente orgânicas. Feitos de resina parecem esculturas e por si só já chamam atenção.

Se a idéia é ser útil, os nichos também têm papel importante: se unidos, tomam forma de estante e dependendo do seu formato e agrupamento, podem se tornar uma “parede divisória” em vãos maiores. Trabalhados em formas retangulares garantem a organização racional de um espaço e se usados em unidades com portas, são perfeitos para guardar coisas que não devem ficar à mostra, mas compõem o lugar sem ter aspecto de “armário”.
Para quem quer praticidade, estes nichos de cores e tamanhos variados vendidos prontos, podem dar cara nova a sua sala se agrupados como estante. O interessante dessa proposta é que, como são móveis, os nichos formam vários arranjos podendo mudar sempre que você quiser.
 
De forma circular, estes nichos vazados tanto funcionam como estante como divisória de espaços.
 
Nichos quadrados e retangulares usados de forma organizada e criativa abrigam diversos elementos ocupando todo o espaço da parede. Observe que mesmo com formas retas o arranjo dá idéia de movimento, diferente do aspecto monótono que uma estante ou conjunto de prateleiras criaria.
 
Para decorar e guardar a bagunça, os nichos agradam de qualquer forma. Neste quarto infantil os nichos superiores abrigam latinhas com lápis e bichinhos de pelúcia. Já os inferiores, com portas, permitem criar espaços para guardar outros objetos, mas sem o jeitão de armário. Mesmo com a cor forte, note que tem um aspecto leve.
 
Feitos sob medida, estes nichos especiais não só abrigam como valorizam estas garrafas.

Como se pôde perceber, os nichos são peças “coringas” na arquitetura, decoração e organização de qualquer lugar. Com uma abordagem diferente, os nichos vieram para dar cara nova às tão usadas prateleiras de nossas casas. Definitivamente, os nichos são as estrelas da vez.

Por Mirella Procópio para Informern

Nenhum comentário:

Postar um comentário