segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Decorando as paredes

Estampas, listras, texturas, cores, misturas... A ordem é esta! Foi-se o tempo em que as paredes eram lisas e brancas. Mais do que elementos divisores e estruturais, as paredes agora entram no espaço da decoração como verdadeiras obras de arte. São tantas opções que é difícil escolher entre papéis de paredes, adesivos ou tecidos decorativos que vão tornar suas paredes verdadeiros monumentos. Dos mais discretos aos mais exagerados, os elementos decorativos exclusivos para paredes mudam a cara do ambiente sem muito transtorno e com custos variados. Então, vamos ao que interessa: explanar cada material, desvendando suas vantagens e desvantagens, custos e manutenção.

Papéis de Parede





Desde sempre os papéis de parede vêm forrando as paredes, fazendo-as “falar” por si próprias. Nascidos na China, duzentos anos antes de Cristo, produzidos de papel de arroz, eram brancos e sem qualquer tipo de decoração. Pouco depois, ganhou cor e recebeu estampas. Acabou por chegar à Europa mais tarde, pelas mãos de comerciantes árabes. Por volta do fim do século XVIII, os Estados Unidos começaram a fabricar o produto, recriando os estilos europeus. Em cada país por onde passou, o material recebeu características próprias e isso nos mostra que, desde sempre, os papéis de parede são artefatos que estão além da moda: apenas são recriados com materiais, desenhos e cores diferentes. No Brasil, o material é vendido em lojas de decoração e/ou lojas especializadas que trazem uma variedade enorme de papéis importados e nacionais.

Este revestimento é vendido em rolos que variam de 50 a 70 cm de largura e 10m de comprimento, em média. Para calcular quantos rolos de papel serão necessários para forrar uma parede, você deverá dividir a largura total da parede pela largura do papel e então multiplicar o número de faixas de papel pela altura da parede, descontando roda-tetos e roda-pés, se existirem. Por exemplo: para uma parede de 3,00m de largura e 2,60m de altura livre, você precisará de seis faixas de papel (no caso de um papel de parede com 50cm de largura), multiplicando pela altura da parede, serão 15,60m de comprimento de papel para cobrir a superfície de cima a baixo, resultando num total de 02 rolos de papel. É comum sobrar um pouco, já que os rolos são vendidos fechados e com medidas estabelecidas. É importante que se guardem as sobras para eventualidades, como no caso de surgir alguma infiltração que danifique a parede, rasgos decorrentes do afastamento de móveis, substituição de alguma tomada, etc. Nos papéis estampados, as sobras são recomendáveis para que se possam encaixar as faixas adequadamente e não existam emendas aparentes. É imprescindível contratar um instalador experiente para que a aplicação fique perfeita, sem bolhas, manchas de cola, emendas visíveis e desperdício de material.

Os papéis de parede podem ser usados em qualquer ambiente interno, desde que livres de umidade excessiva, como infiltrações, que podem fazer o papel soltar-se da parede, mudar sua coloração ou mofar. Não é recomendado para áreas molhadas (chuveiros e pias); porém, nada impede de usá-los em lavabos e banheiros, nas paredes onde não exista contato direto com a água.

Esse material é fácil de limpar, bastando apenas um pano seco, tem garantia de aproximadamente 10 anos e é encontrado em diversas cores, texturas e estampas. Em poucos minutos, um rolo de papel é aplicado, sem causar transtornos. Porém, a parede que receberá o material deverá está preparada: rebocada, lixada, pintada, limpa e seca. Papéis de parede não podem ser aplicados sobre texturas e superfícies muito lisas, como cerâmicas e fórmicas. Além de paredes, os papéis podem ser aplicados também em forros e móveis em MDF, dando um toque super especial.

Adesivos de Paredes

Os adesivos de paredes são materiais relativamente novos. Vieram para dar um toque de humor, sofisticação e criatividade às paredes e tetos, sem muito transtorno e baixo custo. Os adesivos são geralmente elaborados em material vinílico e se expõem em uma infinidade de cores e estampas; algumas marcas, disponibilizando inclusive desenhos feitos sob encomenda ao gosto do cliente. Imagine qualquer imagem, fotos, caricaturas, paisagem, frase! Tudo é possível para os fabricantes de adesivos, a depender de gosto, criatividade e do “bolso” do cliente. Lembrem-se, tudo o que é personalizado, é mais caro!

Os adesivos são a solução rápida e criativa da vez. Dão um toque especial a qualquer ambiente e podem ser aplicados em qualquer superfície lisa (revestimentos cerâmicos, vidros, madeira, parede pintada) em ambientes internos. Não devem receber contato direto com água, não fixam em paredes muito ásperas (texturas, reboco, gesso sem pintura) e a superfície a ser aplicada deverá estar limpa para que o adesivo fixe completamente e não descole com o tempo. A desvantagem do adesivo é que, ao ser aplicado, não pode ser removido e reaplicado, no caso de ter que pintar a parede.

A diversidade é imensa e os adesivos são de fácil aplicação; porém, se você não tem lá muito jeito ou muita paciência, o melhor é chamar um aplicador experiente, pois adesivos mal aplicados ficam com bolhas e desvalorizam o material. Comumente, os aplicadores de papel de parede também fazem este serviço. No mais, divirtam-se escolhendo o que cai melhor no seu gosto e que vai deixar seu ambiente com uma cara moderninha e diferente.

Tecidos Decorativos





Mais uma opção para forrar suas paredes são os tecidos decorativos. Talvez a opção mais barata em função da metragem disponível. Os tecidos, em geral, vêm com 1,40m de largura e podem ser vendidos a partir de 30 cm. Seja para fazer um detalhe ou forrar uma parede inteira, os tecidos caem bem em qualquer ambiente, desde que os mantenha longe de áreas molhadas como banheiros e cozinhas, pois são mais difíceis de limpar e podem mofar com facilidade. É importante contratar um aplicador que também faça o serviço de impermeabilização no tecido, assim será mais fácil de remover a sujeira depositada no mesmo, ao longo do tempo. Uma das desvantagens do tecido é que, ao ser usado em quinas de parede, o tecido pode desfiar e não deixar o acabamento perfeito. Quanto à disponibilidade e variedade, basta procurar uma casa de decoração mais próxima de você, onde se podem encontrar tecidos das mais variadas marcas, estampas, cores e, principalmente, preços. É bom lembrar que tecidos para revestir paredes devem ser mais espessos que tecidos de vestuários. Tecidos muito finos não são adequados, pois são pouco resistentes, podem ficar transparentes, deixando marcas de cola e desfiam mais rápido. Os tecidos ideais são aqueles apropriados para decoração e o instalador tem papel fundamental na aplicação, para que não existam falhas, emendas aparentes ou marcas de cola.
Por: Mirella Procópio para Informern

Nenhum comentário:

Postar um comentário