segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Vuco-vuco

Móveis antigos com cara de novo. Esta é a proposta! Que tal dar um passeio pelo famoso “Vuco-vuco” para garimpar peças que, renovadas, vão dar um ar retrô e ao mesmo tempo atual a sua casa? Sem preconceitos e com muita criatividade, os móveis de antiquário deixam de lado a imagem de “velharia” para trazer identidade e história para dentro do seu lar. Peças usadas e “rejeitadas” podem se transformar em verdadeiras obras de arte que, além de belas, são bastante funcionais. Com um olho “clínico”, um bom marceneiro e um ótimo estofador, uma simples cadeira jogada num canto do antiquário pode trazer para sua casa toda a sofisticação e conforto que este mesmo móvel proporcionou há tempos atrás.


A criatividade entra e, nesta cômoda, vemos que bastaram algumas faixas de tinta para dar uma cara nova ao móvel, sem descaracterizá-lo. Neste modelo, outra sugestão seria trocar os puxadores por outro modelo mais moderninho, trabalhando com contrastes.





Estas mesas bastante antigas foram laqueadas, uma na cor laranja e a outra na cor branca, e receberam apliques de adesivos de vinil bem delicados que dão um toque charmoso, divertido e moderno, contrastando com a aparência retrô dos móveis.





Já este guarda-roupa manteve a cor original da madeira, mas foi completamente adesivado com florais de vinil na cor preta.
A clássica cadeira Luís XV recebe um ar contemporâneo com o tecido preto e prata de bolinhas e sua estrutura toda em laca preta.





Dependendo do ambiente, o móvel vem puro, sem alterações. É o caso desta antiga cristaleira que serviu de armário para o banheiro de uma casa de praia e deste Buffet que serviu como aparador do hall de entrada de outra casa.


E se a idéia é radicalizar, este aparador estilo rococó recebeu pintura envelhecida e tampo de mármore preto, contrastando com a cadeira de acrílico e o painel de fundo em madeira com decalques florais e quadros de borboletas. Toda uma mistura de estilos, funcionando em completa harmonia.
Para você que gostou da idéia e quer reproduzi-la em sua casa, é importante observar o estado da peça que vai comprar no antiquário. Observe se a mesma está em estado bom o suficiente para renová-la ou, se estiver muito danificada, se há possibilidade de restaurá-la sem gastar “horrores”, afinal a idéia é renovar, gastando pouco. Veja se não existem pragas, tipo cupins, se não há lascas ou peças quebradas que sejam impossíveis de consertar ou se existe algum elemento faltando, que seja insubstituível. Atentando para estes detalhes, é só dar asas à imaginação e fazer valer seu novo móvel reciclado.
Po: Mirella Procópio para Informern

Nenhum comentário:

Postar um comentário